terça-feira, 30 de junho de 2015

ASSALTANTE É PRESO EM ITABUNA, LOGO APÓS DE COMETER O CRIME

Após cometer assalto a transeunte na rua do colegio CISO foi preso na noite desta terça-feira (30), Igor Santos Menezes 19 anos. Com ele foram apreendidos os pertences da vítima e um revolver calibre 38.



segunda-feira, 29 de junho de 2015

LEI DE MEDIAÇÃO É SANCIONADA PELA PRESIDENTE DILMA

A presidente Dilma Rousseff sancionou sem vetos a Lei de Mediação (Lei 13.140/2015). O ato foi publicado na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União.
A norma visa a promover esse meio alternativo de solução de conflitos e, com isso, desafogar o Judiciário. O texto define a mediação como atividade técnica exercida por pessoa imparcial, sem poder de decisão, que auxilia as partes envolvidas a encontrarem soluções consensuais.
Votado em regime de urgência, a lei estabelece que qualquer conflito pode ser mediado, inclusive na esfera da Administração Pública. Ficam de fora casos que tratarem de filiação, adoção, poder familiar, invalidade de matrimônio, interdição, recuperação judicial ou falência. As partes têm o direito de ser acompanhadas por advogado ou defensor público.

ASSALTANTE DE ÔNIBUS É PRESO E SALVO PELA PM

Com 15 passagens pela polícia por assaltos a ônibus, Edvaldo Cerqueira Santos, o “Bilu”, de 32 anos, foi apresentando à imprensa, nesta segunda-feira (29), pela delegada Maria Selma Lima, titular da 28ª Delegacia Territorial (DT/Nordeste de Amaralina) e pelo major PM Arnaldo Neto, comandante da 40ª CIPM, depois de ser mais uma vez preso atacando uma mulher no interior de um coletivo e, logo em seguida, ao sair do veículo, uma transeunte que acabara de sair do trabalho, na Rua Visconde de Itaboraí, em Amaralina.
O flagrante ocorreu na sextafeira(26), quando uma equipe da 40ª Companhia Independente de Polícia Militar(CIPM), alertada sobre dois roubos, se dirigiu até o local onde populares já cercavam o criminoso desferindo-lhe vários socos e chutes.

Salvo das agressões pelos PMs, “Bilu” foi conduzido à DT/Nordeste de Amaralina e teve os dois flagrantes convertidos em prisões preventivas.
Ele será encaminhado ao Núcleo de Prisão em Flagrante (NPF), na Mata Escura. Conforme nota da Ascom / Polícia Civil.

EQUIPE DO DRACO PRENDE EM SÃO PAULO O MAIOR CRIMINOSO DE SALVADOR

Com vários mandados de prisão em aberto por homicídio, tentativa de homicídio, extorsão seguida de morte e tráfico de drogas, Antônio Dias de Jesus, o “Colorido”, de 33 anos, o 10 de Ouros do Baralho dos Procurados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), foi preso, domingo (28), por policiais do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACO), no bairro Jardim São Carlos, em São Paulo capital.
Procurado há dois anos, “Colorido” é considerado o maior criminoso da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Além dos mandados de prisão, responde a vários inquéritos policiais por homicídio, latrocínio, tráfico e roubo a banco. Como traficante, ele atuava nos municípios de Pojuca, Mata de São João, Catu, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Esplanada, Alagoinhas, São Sebastião, Dias D’ Ávila e Lauro de Freitas.
Investigações da Coordenação de repressão a crimes contra instituições financeira, do DRACO, já revelaram que, só neste ano, “Colorido” já participou de vários ataques a agências bancárias, explodindo caixas eletrônicos, nos municípios de Governador Mangabeira, Gandu, Araçás, Riachão do Jacuípe, Entre Rios, Berimbau, Pojuca, Mata de São João e Esplanada.
O delegado Jorge Figueiredo, diretor do DRACO, disse que a “Colorido” é atribuída a autoria intelectual de vários homicídios e crimes contra instituições financeiras, na RMS. Alguns dos homicídios investigados é do comissário de menores Uindson dos Santos Prazeres Souza, assassinado em março de 2013, na Avenida Percílo dos Santos, em Pojuca,  e o de um policial militar em Dias D’ Ávila. Ele já cumpriu pena de sete anos por homicídio, no Complexo Penitenciário da Mata Escura.
Foragido na capital paulista há quatro meses, “Colorido” pretendia fugir, na próxima semana, para Santa Catarina. Antes, porém, permaneceu escondido por um ano e meio em Itabuna e Ilhéus. Durante esse período, o criminoso se utilizou de identidades falsas para dificultar o trabalho da polícia, liderando, assim, o tráfico de drogas naqueles municípios da RMS onde mantinha controle.
INTEGRAÇÃO: “A organização criminosa comandada por “Colorido” possui logística bem delimitada e definição de papéis para cada integrante”, disse Figueiredo, ressaltando a importância do trabalho integrado entre o DRACO e os departamentos de Polícia Metropolitana (Depom) e de Polícia do Interior (Depin). “Isso nos levou a descobrir que, além dos responsáveis pela movimentação financeira, a quadrilha possui pessoas para atuar apenas como “laranjas”, detalhou o delegado.
Segundo Figueiredo, desde abril sua equipe realiza diligências em São Paulo para localizar “Colorido”, cuja prisão contou com o apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE), da Polícia Civil de São Paulo. As investigações apontam a ligação de “Colorido” com o traficante Genilson Lima da Silva, o “Perna”, que está no Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná.
“Colorido” foi apresentado à imprensa, na manhã desta segunda-feira (29), durante coletiva conduzida pelos delegados Maurício Moradillo, Alexandre Narita, ambos do DRACO, Geraldo Adolfo Nascimento, titular da Delegacia Territorial (DT) de Pojuca, e Roberta Salustiana Costa, do Departamento de Polícia do Interior (Depin). Ele será encaminhado para o sistema prisional.

PETO DA 11ª CIPM PRENDE ASSALTANTES E LIBERTA VÍTIMA






Assaltantes tomaram um veículo nos Barris e foram sentido Barra, mas uma viatura do PETO da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar fez perseguição e ao alcançá-los houve intensa troca de tiros.

Os indivíduos resistiram a voz de prisão e um deles veio a óbito e o outro foi alvejado e socorrido, a vítima que também estava no veículo nada sofreu. Carro, vítima, acusado e objetos foram apresentados na Depol.

domingo, 28 de junho de 2015

POLICIAIS MILITARES SÃO LESADOS EM ESCALAS DE SERVIÇO NA PMBA

Tema controverso e carregado de incerteza, é a formatação da escala de serviço do policial militar. Anterior a portaria 067/2011 e ao estatuto PM de 2001, os militares escalados em cidades distantes e que trabalhariam em festas populares percebiam em seus contra-cheques o valor em diárias.

Ou seja, o serviço era computado como dia trabalhado, hoje o Estado, a Secretaria de Administração e a PMBA pagam em horas trabalhadas, e isso vem causando estres, desconforto e insatisfação ao PM.

Vejamos, os policiais são escalados das 21hs às 05hs, no entanto, o horário de embarque sinaliza às 17hs, Se calcularmos o horário de embarque com o retorno teremos 16hs em serviço e sob responsabilidade do Estado através de transporte licitado e tropa fardada, armada e pronta para o emprego.

Isso ratifica a tese que 8hs a PMBA não contabiliza e não paga ao servidor militar, causando grave dano ao seu percentual salarial.

Está no momento das associações e o Comando geral reverem tal medida para que não comece a surgir várias ações por perdas salariais. 

HOMEM É MORTO A FACOADAS EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Um homem foi morto a golpes de facão na Avenida Ilhéus, bairro Patagônia, em Vitória da Conquista, no início da manhã deste sábado (27). O corpo seguiu para necropsia no Instituto Médico Legal. A motivação do crime é investigada pela Delegacia de Homicídios da 10ª Coordenadoria de Policia do Interior.

                

HOMEM É ASSASSINADO DENTRO DE BMW EM PORTO SEGURO


Um homem foi morto com vários tiros dentro de uma BMW na tarde da última sexta-feira( 26), próximo à quadra do Bairro Campinho em Porto Seguro. 
Seu corpo foi transferido para o Instituto Médico Legal, onde foi identificado como Fábio de Oliveira, de 36 anos, natural da cidade de Itagimirim.
De acordo com populares, Fábio conduzia o veículo quando parou para falar com alguém que entrou no carro pelo lado do carona. Neste momento ele foi surpreendido por um homem armado que efetuou vários disparos à queima roupa.
A BMW, de placa FQL - 3838, licença de Conceição do Coité, na Bahia, ficou ligada. As marcas de sangue se espalharam pelo veículo. Ninguém foi preso. A Polícia Civil investigará o crime.
Fonte: Radar64

JUSTIÇA DETERMINA FIM DE APRESENTAÇÃO DE PRESOS A IMPRENSA NO RIO DE JANEIRO

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro obteve liminar que proíbe a divulgação de imagens de pessoas presas como suspeitas, sem motivo legítimo para investigação criminal – a chamada "apresentação de presos". O Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh) do órgão já havia entrado com uma ação civil pública, em 2013, que foi rejeitada pelo Estado mediante efeito suspensivo, o que impedia que a decisão fosse colocada em prática.
Assim, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e as polícias ficam impedidas de convocar os veículos de comunicação e fazer a exposição dos presos, o que é considerado abuso de autoridade.
"O que verificamos através da mídia é que atualmente quem mais pratica esse tipo de conduta é a Polícia Civil. Essa liminar já está em vigor, os órgãos podem não ter sido intimados oficialmente, mas já é válida. Então, quem descumprir será submetido às consequências legais, como responsabilidade civil, administrativa e até abuso de autoridade", disse o defensor público titular do Nudedh, Daniel Lozoya.
Segundo ele, caso a decisão não seja respeitada, a Defensoria Pública fará ainda solicitação de uma multa que, apesar de não estar estipulada, pretende pedir que seja fixada em R$ 10 mil para cada caso de descumprimento. A divulgação de imagens só será permitida nos casos fundamentados como motivo legítimo para auxiliar as investigações e garantir que outras vítimas façam identificação do suspeito e apresente denúncia. No entanto, é necessário que a autoridade policial responsável pelo caso apresente uma justificativa.
Lozoya destaca que a decisão não afeta a prática do disque-denúncia, que divulga imagens de foragidos com o objetivo de conseguir ajuda da sociedade para localizar o fugitivo. "Essa decisão não afeta em nada o disque-denúncia, porque quem tem uma ordem judicial de prisão e está foragido da justiça, com a divulgação podemos obter ajuda para localizar a pessoa. A decisão pretende atingir apenas as pessoas que já estão presas a passar pela situação humilhante de tirar fotos para a imprensa forçadamente", conclui.
Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária informa que não apresenta presos à imprensa. Já a Polícia Militar e a Polícia Civil informam que vão cumprir a regulamentação.
Fonte: EBC

sábado, 27 de junho de 2015

MOTOCICLISTAS FAZEM ATO DE APOIO A POLICIAL MILITAR PRESO

Na manhã deste sábado motociclistas realizaram ato de apoio ao Cabo da PM de São Paulo, Os manifestantes exigiam da Corregedoria da Polícia Militar a soltura do policial, que segundo os motociclistas, agiu corretamente.




GRAER SALVA PESCADORES NA PRAIA DO JAUÁ



Por volta das 10:30 hs deste sábado (27), prepostos do Corpo da Guarda do GRAER foram acionados para deslocarem até a praia de Jauá. 

As vítimas eram pescadores da mesma região de praia e estavam regressando de uma pescaria de lagosta quando não conseguiram entrar na boca da barra de Jauá vindo a adernar a embarcação de porte pequeno. 

As duas vítimas estavam sendo contidas no mar revolto pela equipe composta por três salva-vidas, quando a equipe do GRAER chegou no local, efetuando o salvamento aquático com utilização do equipamento SLING (alça de salvamento individual). 

Salvando uma vítima por vez. Foram salvos os pescadores EDMAR DE SOUZA DIS SANTOS, 30 anos, nascido em 19/01/1985, morador da Rua D. Bela Vista, s/n, Jauá, telefone 71-8504-4451 e LUIZ PINHEIRO DIS SANTOS, 42 anos, nascido em 12/10/1972, morador da Rua Direta de Jauá, s/n, em Jauá, telefone 71-9954-9543. 

As vítimas estavam concientes. Em solo o GRAER teve o apoio de PM da 59 CIPM, comandadas pelo Ten  PM LUCAS que fizeram a contenção e apoio necessários para o sucesso da missão de alta complexidade desencadeada pela equipe de serviço do GRAER.





sexta-feira, 26 de junho de 2015

MARCELO NILO, HOMEM DO PT NA GREVE DE 2012 ENVOLVIDO EM SUPERFATURAMENTO

Os servidores do Tribunal de Contas e da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia ajuizaram Ação Popular contra ato do presidente da Casa Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), pela  contratação de um escritório de advocacia em Brasília por um valor considerado “superfaturado” de R$ 200 mil. Os trabalhadores dos órgãos argumentam quer o valor de tabela na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para esse tipo de atuação nos Tribunais Superiores em Brasília não ultrapassa R$ 10 mil.
Os servidores acionantes também alegam na ação que a Assembléia Legislativa “jamais poderia contratar escritório de advocacia, pois possui um Corpo Jurídico Próprio, composto por renomados procuradores, mestres e doutores, além de já contar com um procurador do estado lotado em Brasilia, Bruno Espinheira, exclusivamente pago pelo Estado para cuidar de suas ações e  seus interesses institucionais”.
A Ação Popular foi acompanhada de três representações protocoladas pelo Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa, que denunciou o fato ao Ministério Público Estadual, Federal e ao Tribunal de Contas do Estado da Bahia. O Processo foi distribuído para o Juiz da 7ª Vara da Fazenda Pública. 
Para o advogado Marcel Torres, a novidade deste caso está na própria Ação Popular, ajuizada e distribuída para a 7ª Vara da Fazenda Pública de Salvador. Ele afirma que a Ação Popular é um mecanismo jurídico Constitucional tão grave que, se os cidadãos que ajuizaram a ação contra Marcelo Nilo e a ALBA desistirem dela por qualquer razão, o Ministério Público passa a ser o autor da Ação Popular, obrigatoriamente.
De acordo com Flávio Abreu, do Sindsalba, os Servidores dos Tribunais de Contas e da Assembléia Legislativa esperam que a Justiça da Bahia suspenda, através de liminar, esse contrato ilegal, imoral e lesivo aos cofres públicos, em respeito as normas constitucionais. "Esperaos que a Ação Popular possa condenar o deputado Marcelo Nilo por ato ilegal e  lesivo ao Erário Público, diz. "Quando isto já ocorreu na Bahia? Quando servidores públicos da própria ALBA e do TCE tiveram essa coragem?", conclui. 

TRAFICANTES SÃO PRESOS COM 50 KG DE ENTORPECENTES


Na noite da última terça-feira (23), a Polícia Civil e Militar interceptaram no povoado de Tanquinho, distrito do município de Lençóis- Bahia, um veículo pálio, cor verde, com os meliantes Irileides Argolo de Oliveira, Rosangela Santos de Jesus e João Marques dos Reis, transportando 50 kg de maconha. 

A perseguição aos traficantes foi iniciada pelo Coordenador Regional, Delegado Roberto Leal, com ajuda da PETO da 42ª CIPM de Lençóis. Ao levantar a ficha dos traficantes, foi constatado que todos são do município de Ilhéus. Há informações que João Marques trabalhava como Motoboy na praça Cairu em Ilhéus. A Polícia Civil investiga se a droga estava sendo transportada para o município do sul da Bahia.

CASO CRISTIANO ARAÚJO

Dois funcionários da Clínica Oeste, em Goiânia, contratada para a preparação do velório do cantor Cristiano Araújo, morto em um acidente de carro na quarta-feira (23), estão sendo indiciados por vilipêndio ao cadáver. Após a investigação, os funcionários foram demitidos por justa causa. 

Marco Antônio Ramos e Marcia Valeria dos Santos Lousada, funcionários da clínica de tanatopraxia (técnica de conservação de corpos), foram ouvidos na noite desta quinta-feira (25) pela Polícia Civil de Goiás, que investigava o vazamento das imagens.

Um terceiro elemento chamado Leandro, amigo de Marcia, pode estar envolvido na divulgação e deve ser ouvido ainda nesta sexta (26). As informações foram divulgadas ao UOL pelo Dr. Norton Luiz Ferreira, delegado-chefe da comunicação da Polícia Civil de Goías.

Em nota, a Clínica afirmou que "repudia com veemência o ato dos dois funcionários que, de maneira mórbida, gravaram e divulgaram tais imagens" e que "já tomou as providências legais para efetuar as demissões por justa causa".

Caso sejam condenados, os acusados podem pegar pena de um a três anos de prisão, previsto no art. 212 do Código Penal, que podem ser convertidas em penas alternativas, como trabalho comunitário. 
As imagens vazadas são fortes e causaram reação nos internautas. Na foto, o cantor aparece com hematomas no rosto e com o terno escolhido para o sepultamento. Já o vídeo mostra a preparação do corpo e a funcionária narrando: "Vou virar para cá para mostrar", diz, enquanto mexia no corpo do cantor. Em outro momento, ela vira a câmera para o próprio rosto e pede para que outro funcionário dê tchau para a câmera.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

AÇÃO POLICIAL QUE A MÍDIA SENTENCIA O PM

 

Observar um policial disparar sua arma de fogo, que é o seu instrumento de trabalho inseparável ainda choca os defensores incautos dos direitos humanos.

O julgamento, linchamento moral, administrativo e penal do PM que aparece no vídeo gera danos irreparáveis e demonstra que não estamos em sintonia com o sentimento de justiça para todos.

O policial militar sem ser ouvido ou instaurado Inquérito civil e/ou militar, já está preso administrativamente. Ora, sem ao menos ouvir seus argumentos? Os adolescentes realmente estavam rendidos? 

A "resistência" configura-se no momento que após a ordem do policial, o indivíduo ainda permanece com a arma sobre seu poder e causando risco a vida de terceiros e a do próprio policial. A imagem é escura, não dá para perceber se eles estavam dominados, como também não dá para saber se estavam com a arma em punho ou escondida.

Ao observar o vídeo constata-se que na parada da motocicleta, o PM ainda determina algo apontando a arma, e mesmo assim, não se observa a entrega da arma de fogo por parte dos adolescentes, que permanecem vivos.

Mais um atenuante, pois se quisesse matá-los, poderia, estavam a curta distância. É necessário cautela, a mídia expõe os policiais de forma pejorativa e indefesa.   

JUSTIÇA DETERMINA QUE FILHO DE POLICIAL SEJA INCLUÍDO EM PLANO DE SAÚDE

Justiça estadual deferiu medida de antecipação de tutela, em ação movida  que obrigou que o Estado da Bahia procedesse com a inclusão de filho, dependente de policial militar, no PLANSERV.

A decisão foi proferida pelo Juiz de Direito da 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, e cabe recurso.


ADVOGADO: FABIANO SAMARTIN FERNANDES

RÉU: Estado da Bahia
DECISÃO: Ante o exposto, do quanto foi acima cotejado cabe a concessão da antecipação de tutela específica, pois presentes se encontram os requisitos do artigo 461, parágrafo 3º, uma vez que relevante é o fundamento da demanda e justificado o receio de que não sendo concedido de imediato a medida poderá acarretar prejuízos ao filho do autor. Com efeito, este tem a prerrogativa de usufruir do serviço requerido pelo pai, beneficiário titular, que efetivamente contribuiu para o Plano de Saúde, razão porque DEFIRO A ANTECIPAÇÃO DA TUTELA específica, para efeito de determinar ao PLANSERV que adote as medidas necessárias a fim de proceder a inclusão do filho do autor T. H. na lista de beneficiários, nas mesmas condições contratuais, na qualidade de seu dependente e isento de carência. Para tal cumprimento, assino prazo de 03 (três) dias, sob pena de não o fazendo, incorrer em multa diária, no valor de R$ 1.000,00 (cem reais), partir do 4º (quarto) dia, limitada à R$ 10.000,00 (dez mil reais). DEFIRO A GRATUIDADE DA JUSTIÇA, na forma requerida. Cite-se o Estado da Bahia, a fim de que tome conhecimento dos termos da presente ação e apresente resposta, no prazo legal. Oficie-se o PLANSERV, a fim de que tome conhecimento da presente decisão e adote as medidas necessárias para seu cumprimento. Fica autorizada a transmissão via fax, diante da urgência que o caso requer. Cumpra-se, valendo o presente como mandado de intimação, considerando o disposto nos art. 154 e 244, Código de Ritos. Salvador(BA), 16 de junho de 2015. Bela. Marielza Maués Pinheiro Lima Juíza de Direito Titular da 49ª Vara de Substituição Designada para auxiliar na 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital.

PM DA BAHIA FORMA NOVOS GRADUADOS

alt

Na manhã desta quinta-feira (25), a Polícia Militar da Bahia realizou uma solenidade de formatura de 44 cabos do Curso Especial de Formação de Cabos 2015.1, na sede do 9º Batalhão Escola, em Vitória da Conquista.
A cerimônia foi presidida pelo tenente coronel Wilson Teixeira dos Santos, comandante do 9º Batalhão Escola, e contou com a presença de autoridades civis e militares além dos familiares e amigos dos formandos.
O novo efetivo formado atua no 17º Batalhão/Guanambi, 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv)/Brumado, Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE)/Sudoeste, 34ª CIPM/Brumado, 46ª CIPM/Livramento de Nossa Senhora, 77ª e 78ª CIPM/Vitória da Conquista e na 80ª CIPM/Cândido Sales.
Ascom/PMBA

LAUDO CONCLUSO SOBRE AÇÃO DA RONDESP SERÁ DIVULGADO ATÉ O DIA 30


O laudo pericial do Departamento de Polícia Técnica sobre as mortes ocorridas na Vila Moisés, no Cabula, deve ser divulgado entre os dias 29 e 30. Segundo o subsecretário de Segurança Pública da Bahia, Ari Pereira, que representa o secretário Maurício Barbosa em Cachoeira nessa quinta-feira (25), só um motivo extremo poderá prorrogar a divulgação.
 
Pereira afirmou que o laudo será encaminhado ao Ministério Público Estadual, que já apresentou seu laudo preliminar e independente que concluiu a execução sumária na ação da Rondesp.

CLIMA TENSO EM SALVADOR APÓS MORTE DE TAXISTA


Um taxista foi assassinado, no início da tarde desta quinta-feira (25), na Rua Aloísio Mascarenhas, no bairro do Stiep, em Salvador. O crime ocorreu por volta das 13h30 e, uma moradora que preferiu não se identificar disse que os crimes na região são constantes.
 
"Os assaltos acontecem direto. Eles pegam o táxi em algum lugar e pedem para ficar aqui no Stiep onde praticam os assaltos. Depois, fogem pelo matagal. Só que desta vez mataram o taxista", relatou, pedindo segurança. O taxista que foi identificado como Antônio Silva Santos rodava no Iguatemi, segundo testemunhas. Ele recebeu um tiro no peito e morreu no local. A placa do táxi é NYT 1256. Os bandidos fugiram.

POLÍCIA CIVIL APREENDE 8KG DE MACONHA

Itamaraju: Uma denúncia culminou na apreensão de mais de 8 kg de drogas pela polícia civil de Itamaraju, durante a manhã desta quinta-feira (25). De acordo com informações, o investigador plantonista Emerson Barreto recebeu informações que foragidos estariam escondidos em uma propriedade rural do município. Prontamente o investigador destinou para a localidade, sendo possível encontrar Leonardo Barbosa de Jesus (23 anos), e ao realizar buscas no interior de um barraco, residido pelo acusado, foram encontrados grande quantidade de uma erva prensada (identificada pela polícia como sendo o entorpecente “maconha”), além de várias armas artesanais.
De acordo com o investigador Emerson Barreto, no local estavam mais três criminosos, mas ao notar a ação da polícia, dois deles conseguiram se embrenhar em um matagal e fugir, deixando para trás todo o material apreendido. Na localidade também estava uma mulher e quatro crianças, convivendo em meio as armas e drogas.
O delegado Willian Telles concedeu entrevista e se pronunciou acerca da operação, intitulada de “Operação São João”, visando diminuir o tráfico de drogas no município, informando ainda que durante toda a operação manteve contato com o investigador Emerson e a equipe de apoio. Alegou que apesar do contingente reduzido, sua equipe é grandiosamente empenhada.
O acusado foi apresentado à imprensa, relatando não ser o proprietário do entorpecente. Em depoimento o jovem ainda confessou a polícia o nome do grande traficante e proprietário diversos pontos de tráficos nas imediações dos bairros Várzea Alegre e São Bernardo.
Ao final da entrevista o delegado ainda afirmou que novas ações contra o tráfico se tornarão mais freqüentes. A polícia acredita que toda a droga apreendida seria comercializada no circuito da festa que ocorrerá neste final de semana.

PM MORRE EM GRAVE ACIDENTE EM JUAZEIRO

Bandeiras a meio mastro, a PMBA está em luto, o soldado Lucivando Souza de 36 anos, conduzia sua motocicleta pela Ba-210 quando colidiu com um animal.

Várias viaturas foram ao local, o SAMU, Serviço de Atendimento Móvel de Urgencia foi acionado, mas o militar não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Lucivando havia ingressado na PM em 2008.Ele deixa esposa e dois filhos.

 



POLICIAL MILITAR É EXECUTADO EM TUCANO

O Policial Militar José Robson dos Santos Costa foi executado de forma covarde na noite desta última quarta-feira (24), segundo informações de testemunhas ele estava na casa de amigos quando indivíduos adentraram a residência perguntando pela vítima.

Todos os presentes foram colocados deitados no chão e o policial foi executado com disparos de arma de fogo que o atingiram no tórax. O soldado José Robson era lotado na CIPE-CAEL.



RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS POLICIAIS



Em data de 24/06/2015, por volta das 20h, CENOP da 2ª CIA/Tucano foi informada (190) de disparo de arma de fogo na Rua do Zumiro em Distrito de Caldas do Jorro.

Prontamente a  Guarnição do pelotão de Caldas do Jorro deslocou para o local, onde encontrou o Sd PM José Robson dos Santos Costa, que pertence a CIPE/Litoral Norte, alvejado no peito, com um disparo de arma de fogo. 

Conduzindo-o imediatamente para o Hospital Municipal Mariana Penedo, contudo, já chegou sem vida na unidade hospitalar. Testemunhas ( esposa, filhos e amigos) informaram que estavam na residência, quando dois elementos invadiram a casa e mandaram todos deitarem, e, após todos rendidos,  efetuaram um tiro contra o miliciano, que ainda reagiu atirando contra os criminosos.

Conforme as testemunhas, um dos criminosos que é moreno alto, magro, sem barba, sem bigode e tinha o cabelo cortado tipo “V.O”.  E o outro foi reconhecido pelas testemunhas como sendo Mateus Nascimento Santos, nascido em 28/01/1997, RG 21.168.570-40 SSP/BA, filho Lindinalva Nascimento Santos e José dos Santos, residente na Rua Simplício Adolfo, s/n, Bairro Matadouro, município de Tucano, preso em data de 19/05/2015 com um revolver calibre 38, marca, Rossi, nº 0430424. Ainda sendo testemunhas, os meliantes utilizaram uma arma longa e outra curta, semelhante a revólver.  A guarnição informou o fato ao DPT e ao delegado Bel Paulo.

Por volta das 22h50 a CENOP foi informada de disparos de arma de fogo e que, pessoas haviam sido alvejadas no Bairro do Matadouro. Prontamente, a guarnição da 2ª Cia diligenciou pedindo apoio às ambulâncias e deslocou para o local, onde encontrou baleado e já sem vida, o menor Samuel da Silva Santos, 16 anos e; Domingos dos Santos Félix de aproximadamente 25 anos. Este filho de Maria Olindina dos Santos. Segundo populares um homem alto encapuzado teria sido o autor dos disparos. 

Por volta das 23h10 a CENOP da 2ª CIA/Tucano recebeu chamado de ocorrência de disparos de arma de fogo na Rua Arlindo Dantas, s/n, Bairro Cruzeiro. Onde foi a guarnição da  deslocou ao local onde encontrou já sem vida o Sr. Antônio Bastos Nascimento, vulgo “Batatão” nascido em 14/06/1986, filho de Valdelice Jesus Bastos, residente na mencionada rua, s/n. Segunda a irmã Mônica de Jesus Bastos, telefone 75 9171-8056, vizinhos disseram que os criminosos estavam em carro prata, não sabendo o modelo.

Para reforçar o policiamento na área da 2ª Cia/Tucano, foi solicitado apoio a CIPE/Litoral Norte, que deslocaram duas viaturas a fim de dar apoio ao efetivo da área. Diligencias estão sendo realizadas pra tentar identificar e prender os autores dos delitos acima mencionados. Os crimes foram informados aos DPT e ao Bel.  Paulo José de Oliveira, delegado de Tucano.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

POLICIAIS MILITARES PRENDEM MULHER POR TENTATIVA DE SUBORNO

Tema bastante exaurido no meio policial, a prática de suborno ou tentativa desta vem sendo cada vez mais rechaçada nas ações policiais de grande porte e as comuns, cotidianas, do dia a dia.

São "funcionários" do tráfico, parentes colaterais ou ascendentes, esposas e advogados que na tentativa desesperada de livrar o flagranteado de uma condinção até a delegacia mais próxima, oferecem dinheiro as policiais.

Erro! Ali configura mais um crime!

Contra sociedade, contra a administração pública. Aos policiais fica o exemplo dessa guarnição que reprimiu a mulher no vídeo.

FENAPEF E COBRAPOL DISCUTEM NOVO MODELO DE POLÍCIA JUDICÁRIA

A convite da Diretoria da Confederação Nacional dos Policiais Civis do Brasil, a FENAPEF participou do XV Congresso Nacional promovido pela entidade, que reuniu sindicatos estaduais da categoria de diversos estados. O evento inaugurou uma nova fase de lutas por melhorias na segurança pública, com a união de policiais civis e federais.
 
Com os temas Ciclo Completo de Polícia e Carreira Única nas polícias judiciárias brasileiras, o evento abriu importante espaço para que os exemplos da Polícia Federal (Ciclo Completo) e da Carreira Única (Polícia Rodoviária Federal) fossem apresentados pelos representantes da FENAPEF e da FENAPRF e submetidos à análise em seus prós e contras pelos representantes dos policiais civis brasileiros.

 


Após abertura oficial do evento e composição da mesa pelo Presidente Jânio Bosco Gandra, inciou-se o ciclo de palestras com a participação dos policiais civis Luciano Garrido (Diretor do SINPOL/DF), Saulandre Morais (Diretor do SINPOL-DF e da Associação dos Escrivães da PC-DF) e Adriano Soares (Representante dos Policiais Rodoviários de Santa Catarina), além de Luís Antônio Boudens (Vice-Presidente da FENAPEF).

O Vice-Presidente da FENAPEF apresentou um painel com análise depurada sobre o Ciclo Completo de Polícia que é executado hoje na Polícia Federal. Apontou suas vantagens, como a de se manter em uma mesma estrutura orgânica e funcional as atividades de polícia preventivo-administrativa, investigativa e pericial, e suas desvantagens, como a concentração de poder decisório na figura do delegado de polícia.

 

Também frisou a necessidade de se avançar na implementação da porta única de entrada, como primeiro passo para a implementação da Carreira Única que, segundo defendeu, seria "uma forma de humanizar as relações internas nas polícias, promover a inclusão social dos policiais e evitar que servidores neófitos ocupem posições de comando e gestão sem ter a devida experiência na corporação policial".  Criticou a facilidade de o crime organizado infiltrar seus membros ou cooptar pessoas recém-formadas em Direito para que integrem os quadros da Polícia Federal e, desde o início, ocupem - no mínimo - a presidência de inquéritos policiais. Como desvantagem expôs o problema da seletividade nos trabalhos de polícia judiciária, os quais deveriam ter sequencia imediata após entrega pela polícia preventiva, mas acabam ficando adstritos à decisão unilateral do delegado de polícia, o que abre caminho para a ineficiência dos trabalhos de investigação.

O evento foi considerado de grande importância pela Diretoria da Federação Nacional dos Policiais Federais, que não economizou elogios à iniciativa da COBRAPOL. A organização das entidades representativas dos policiais civis brasileiros demonstra um amadurecimento da categoria e só tem a contribuir neste momento em que a sociedade brasileira aponta da segurança pública a prioridade número um dentre as políticas públicas a serem adotadas de forma urgente.

HOMICÍDIO NO BAIRRO PAMPALONA, EM FEIRA DE SANTANA

                         

Na noite desta terça-feira (23), Diogo Costa Rosário, 22 anos, foi assassinado com diversos tiros no município de Feira de Santana.

O homicídio ocorreu na travessa Santos, bairro Pampalona, mesma localidade onde a vitima residia. Até o momento, a polícia não tem a identificação do suspeito.

Os disparos atingiram a cabeça, tórax e braço, conforme dados da delegada Joselita de Paula, que presidiu o levantamento cadavérico.

Outro crime

Ainda na mesma noite, um homem de identidade ignorada, foi socorrido para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), após ser baleado, mas não resistiu aos ferimentos.

A vítima estava trajando bermuda azul e camisa branca, mas na ocorrência policial não consta onde ocorreu o fato.

Os corpos das duas vítimas foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

PELOTÃO DE MOTOS DA 57ª CIPM PRENDE TRÊS INDIVÍDUOS POR TRÁFICO

Policiais do esquadrão de motos da 57ª CIPM/Santo Estevão prenderam três indivíduos por tráfico de drogas na noite da última segunda-feira (22) em São Gonçalo dos Campos.

A ação ocorreu por volta das 23h, na Rua Dr. Campo Sales (Calambaixo), quando o pelotão realizava rondas de repressão à criminalidade na cidade. Os acusados tentaram fugir do local ao perceber a presença da polícia, mas foram perseguidos e presos. 

Com eles foram apreendidos 1 pistola Taurus 765 e 1 revólver calibre 38, munições para ambas as armas, 67 pedras de crack, 14 trouxinhas de maconha mais uma grande quantidade da mesma droga prensada, R$ 276 reais e 2 aparelhos celulares. 

Os três acusados, um deles identificado como Vagner, foram apresentados ao delegado Eugênio Rocha, titular da Delegacia Territorial da cidade, e logo após transferidos para o Conjunto Penal de Feira de Santana.

As rondas fazem parte da Operação São João 2015, de 19 à 29 de junho empregando cerca de 4,8mil policiais militares para garantir a segurança durante os festejos juninos nas principais cidades da Região. A Operação conta ainda, com o apoio da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/ Litoral Norte). 

                  

                

CORPO EM RIO É ENCONTRADO NA CIDADE DE IPIAÚ

O corpo de uma pessoa foi encontrado por volta do meio dia da -ultima terça-feira (23) boiando nas águas do rio Água Branca, fundos do centro comercial da cidade de Ipiaú. Populares contaram que o corpo é de um homem que trajava camisa social e calça jeans e que o Departamento Técnico de Polícia foi acionado.

            

terça-feira, 23 de junho de 2015

AÇÃO DA PM EM FEIRA DE SANTANA-BA

Diligências desta manhã em Feira de Santana dão conta que uma viatura da CIPE Litoral Norte ao suspeitar de um veículo L 200, foi tentar abordar-los sendo recebida a tiros de fuzil calibre 762 tendo um dos policiais sido ferido. 

Incontinente foi solicitado apoio sendo deslocadas para a região Metropolitana de Feira de Santana equipes da força tarefa contra roubos a instituição financeiras, GRAER, BOPE, tropas de Feira e da própria CIPE. 

E através de uma ação coordenada e muito bem articulada foi recuperado o citado veículo, um marginal em confronto com o Graer faleceu, sendo apreendido um fuzil 556 e vasta quantidade de munições.